ExclusivosRafa SCCP

O Exemplo

O Doutor Osmar de Oliveira era Corinthiano fanático. Além de médico era jornalista, comentarista e locutor esportivo. Sempre foi um contumaz defensor do seu time “de alma”, embora fizesse as análises mais sóbrias e adequadas sobre futebol nos diversos programas de debate esportivo que participava. Fiz questão de frisar porque o mesmo sempre citava que não era Corinthiano de coração, pois este um dia pára, era Corinthiano de alma, porque esta é eterna.

Certa vez contou um lindo episódio sobre a relação com seu pai, de quem herdara o amor inabalável pelo Corinthians. Quando criança havia feito uma travessura normal da idade, aquela velha brincadeira de tocar a campainha da vizinhança e sair correndo. Seu pai ao presenciar isso o chamou e apenas disse uma frase:

– O Cláudio não faria isso.

O tal Cláudio era nada mais nada menos que Cláudio Christóvam de Pinho, apelidado “o gerente”. Meia de raríssima qualidade, é o maior artilheiro da história do Corinthians com 305 gols. Porém não foi citado pelo pai pela seu legado futebolístico, mas sim porque era reconhecido pela sua retidão de caráter, pela honestidade, pelas virtudes e enorme respeito que conquistou de todos. Um exemplo de cidadão e ser humano.

Contava Doutor Osmar, com os olhos marejados, que aquela criança nunca mais fez aquela travessura. Ele queria ser igual ao Cláudio, seu ídolo. Ainda declamou o quanto o Corinthians, através dos exemplos foi responsável pela formação de seu caráter e o quanto isso perpasssou todos os momentos de sua trajetória e da relação com seu amado pai. Somente quem é Corinthiano entende a profundidade do que o Corinthians significa e o importância em cada momento de nossas vidas.

Reflito que muitas vezes os atletas esquecem que suas atitudes influenciam as pessoas. Não percebem a enorme importância que tem além do jogo de futebol. Não se dão conta da dimensão de suas ações nem dos exemplos que dão dentro e fora de campo. Uma enorme responsabilidade, pois muda a vida das pessoas.

Fica aqui minha homenagem ao Cláudio e ao Doutor Osmar, que com seus exemplos ajudaram na minha formação. Colaboraram para que me tornasse o Corinthiano fanático que sou. Assim como aquele pequeno Osmar, o Corinthians moldou minha trajetória e esteve presente nos melhores momentos da minha vida. O nosso Corinthianismo é resultado do exemplo, de todas inspirantes narrativas que estiveram presentes em toda nossa gloriosa história.


Saudações Alvinegras e Saravá São Jorge Fiel! Vai Corinthians!

Mostrar mais

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios